Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Matrioshka

Diz a lenda que uma vez, um artesão russo que esculpia bonecas em pedaços de madeira, acabou criando um exemplar delas muito bonito.
Não teve coragem de vendê-la e então, no final do dia, levou-a para sua casa e a colocou no criado mudo em seu quarto.
Todas as noites, antes de se deitar, perguntava a Matrioshka (como resolveu chamá-la) se ela estava feliz. E ela respondia sempre que sim.
Em uma dessas noites, após fazer a mesma pergunta, Matrioshka respondeu a seu artesão que não estava mais contente. E que para voltar a ser feliz, ela queria um bebê, uma filha.
No dia seguinte, assim que acordou, o artesão foi esculpir uma filha para Matrioshka.
Quando chegou em casa, cerrou a Matrioshka ao meio e colocou Trioshka, como resolveu chamar a nova boneca, dentro dela.
Na noite seguinte, foi Trioshka que se manifestou, respondendo a pergunta de seu artesão e dizendo que ela também precisava de uma filha para ficar feliz.
Mas uma vez o artesão esculpiu outra boneca, Oshka, e a colocou dentro de Trioshka.
Quando o artesão achou que tudo estava resolvido, Oshka, na noite seguinte pediu uma filha também. E lá vai nosso artesão fazer outra boneca para Oshka.
Mas na noite seguinte, antes de colocar a nova boneca dentro de Oshka, o artesão teve uma idéia.
Para evitar que a nova boneca pedisse mais filhas e aquilo tudo não acabasse mais, antes de colocá-la dentro de Oshka, deu-lhe um par de bigodes e transformou-o em um boneco.
E assim Ka, como foi batizado, acabou com a linhagem de Matrioshka.
Esse brinquedo típico da Rússia pode ser feito de diversos materiais, mas sua característica principal é o encaixe das bonecas ou bonecos um dentro do outro. O que realmente impressiona é a riqueza de detalhes com os quais são confeccionadas.



Então amores, eu já a muito tempo estava procurando esta bonequinha, só que eu nunca achava, todo lugar que eu ia eu procura, até que um dia minha mãe achou, aqui em Macaé mesmo, uma cidade vizinha da cidade onde eu moro, não sei onde ela comprou, não sei o preço nem nada. Desde que eu ganhei eu quis saber o nome e a origem, e agora que graças a Deus eu estou de férias eu aproveitei para compartilhar com vocês.
Essas ai de cima são as minhas, e quando eu lia a lenda eu fui ver se a última bonequinha tinha bigode, fui ver e percebi que não tinha, mais ta valendo né? Podemos falar que é um menino.rsrsrs
Mais amores, é isso espero que tenham gostado, beijos, e até mais...


video



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bom amores, fiquem a vontade para comentar suas opiniões...
Respondo todos os comentários, e se você tiver blog, deixe o link no final do comentário. ;)